JC aponta alguns erros de escrita um pouco arbitrária. Versão v0.1 abaixo:
Muitos que se envolvem na área alimentícia deixam a questão da marca de lado. Existem boas razões como “a operação não pode parar”, a falta de investimento e conhecimento/planejamento anterior. Além disso, sabemos que marca é assunto de marketing, e assim um assunto de crescimento, um assunto para depois. Por essa e outras razões a nossa estratégia se volta para o presente, para a ação, a execução.
No passado, esta abordagem dava tempo para o aprendizado: muitos estabelecimentos se construíram lentamente em paralelo com o boca-a-boca. Havia tempo para construir. Por outro lado, agora em um mundo hiperconectado e interativo, a marca voa. Ela boa por conta do ritmo frenético de interações no físico e digital, aos termos do ambiente externo, por exemplo por usuários que "colaboram" com comentários, avaliações, resenhas, e outras formas de expressão; em grupos privados ou públicos, com ou sem razão.
Nesta posição, e também por conta do ambiente altamente competitivo, ficamos pressionados e impressionados: quando procuramos respostas no entorno, encontramos respostas - normalmente percebidas como ajuda - que de fato antecipam o que seria aquele trabalho de marketing. Enquanto isso, ocupados e muitas vezes nos sentindo empoderados, nos tornamos seguidores, essencialmente influenciados pelo movimento do ambiente acelerado. O resultado desse movimento pode ser catastrófico, não só em relação a marca e a identidade do negócio mas também impactando o bem estar de todos os envolvidos.
Para resolver isso, Além da Marca traz um momento para reflexão sobre a valorização da operação com o objetivo de resgatar o papel da liderança e o movimento com propósito e guiado por valores. Essa proposta nos convida para uma missão de propósito que envolve resgatar valores da natureza e da vida, como respeito a ser humano e seu potencial criativo. Com valores, nossa operação fica objetiva e resiliente para sobrevivermos ao ambiente que nos bombardeia com narrativas - no meio de tantos clientes, fornecedores, marketeiros, influenciadores, reais ou virtuais. Guiados com propósito, criamos um ambiente menos desgastante e de colaboração construtiva. Além da Marca é sobre resgatar o papel da liderança que que antecipa a criação de estabelecimentos que são lembrados. Uma marca verdadeira está ligada a um ambiente saudável para os colaboradores em primeiro lugar.
Versão 0.2 com algumas revisões na fluidez:
Muitos que se envolvem na área alimentícia deixam a questão da marca de lado. Existem boas razões como “a operação não pode parar”, a falta de investimento e conhecimento/planejamento anterior. Além disso, sabemos que marca é assunto de marketing, e assim um assunto de crescimento, um assunto para depois. Por essa e outras razões a nossa estratégia se volta para o presente, para a ação, a execução.
No passado, a operação andava lado a lado com o aprendizado, mesmo que lentamente. Como efeito observável, podemos considerar o fenômeno do boca-a-boca, normalmente utilizado no sentido positivo. Agora, considerando-se o ambiente hiperconectado e um ritmo frenético de interações no físico e digital, a operação corre o risco de perder foco, por exemplo quando se envolve com as narrativas de usuários (comentários, avaliações, resenhas, e outras formas de expressão) ao vivo ou online, em grupos privados ou públicos. Usuários podendo ser clientes, outros que se confundem com clientes, fornecedores, as narrativas das próprias soluções que agora ganham vida (como se fossem usuários), narrativas das plataformas ou métodos, dentre outros.
Neste sentido, e diante da pressão por resultados do ambiente competitivo, a operação se envolve não só se orientando por narrativas que influenciam seus objetivos mas também buscando respostas neste ambiente. E isso tudo pode ser bom, verdade. Porém, o problema de foco se agrava quando a operação não consegue equilibrar seu movimento autônomo, essencialmente passando a operar seguindo o movimento que é induzido pelo ambiente. Nessa situação, enquanto a operação se vê ocupada e muitas vezes empoderada, os resultados podem ser catastróficos, em relação a marca e a identidade do negócio, mas também fundamentalmente afetando a saúde do negócio e o bem estar de todos os envolvidos.
Para resolver isso, Além da Marca traz um momento para reflexão sobre a valorização da operação com o objetivo de resgatar o papel da liderança e o movimento com propósito e guiado por valores. Essa proposta nos convida para uma missão de propósito que envolve resgatar valores da natureza e da vida, como respeito a ser humano e seu potencial criativo. Com valores, nossa operação fica objetiva e resiliente para sobrevivermos ao ambiente que nos bombardeia com narrativas - no meio de tantos clientes, fornecedores, marketeiros, influenciadores, reais ou virtuais. Guiados com propósito, criamos um ambiente menos desgastante e de colaboração construtiva. Além da Marca é sobre resgatar o papel da liderança que que antecipa a criação de estabelecimentos que são lembrados.
Versão 0.3
Muitos que se envolvem na área alimentícia deixam a questão da marca de lado. Existem boas razões como “a operação não pode parar”, a falta de investimento e conhecimento/planejamento anterior. Além disso, sabemos que marca é assunto de marketing, e assim um assunto de crescimento, um assunto para depois. Por essa e outras razões a estratégia se volta para o presente, para a execução ou "mão na massa".
No passado, a operação andava lado a lado com o aprendizado, mesmo que lentamente. Como efeito observável, podemos considerar o fenômeno do boca-a-boca, normalmente utilizado no sentido positivo. Agora, considerando-se o ambiente hiperconectado e um ritmo frenético de interações no físico e digital, nossa operação corre o risco de perder foco, por exemplo quando nos envolvemos com os usuários (comentários, avaliações, resenhas, e outras formas de expressão) ao vivo ou online, em ambiente privados ou meios públicos. Mais do que isso, nos envolvemos também com outras vozes - dos fornecedores, das próprias soluções, plataformas, etc.
Neste sentido, e diante da pressão no ambiente competitivo, nossa operação se envolve e é influenciada tanto em termos de objetivos como pelas próprias respostas que encontra nesse ambiente rico em soluções para toda e qualquer necessidade. Isso tem um lado bom, sabemos. Porém, o problema de foco se agrava quando nossa operação não consegue equilibrar o movimento autônomo (consciente) e passa a operar de forma induzida. Nessa situação, nossa operação fica ocupada e também empoderada. E avança com um movimento que pode ser catastrófico para a marca e a identidade do negócio - fundamentalmente ligado à saúde do negócio e ao bem estar dos envolvidos.
Para nos ajudar neste sentido, Além da Marca traz um momento para reflexão sobre a valorização da operação com o objetivo de resgatar o papel da liderança e o movimento com propósito e guiado por valores. Essa proposta nos convida para uma missão de propósito que envolve resgatar valores da natureza e da vida, como respeito ao ser humano e seu potencial criativo. Com valores, nossa operação fica objetiva e resiliente para sobrevivermos ao ambiente que nos bombardeia com narrativas - no meio de tantos clientes, fornecedores, marketeiros, influenciadores, reais ou virtuais. Guiados com propósito, criamos um ambiente menos desgastante e de colaboração construtiva. Além da Marca é sobre resgatar o papel da liderança que antecipa a criação de estabelecimentos que são lembrados. Uma marca verdadeira está ligada a um ambiente saudável para os colaboradores em primeiro lugar.