Olá pessoal, tudo bem?
Eu terminei o manuscrito de um trabalho que pode se tornar interessante e neste caso consideraria inscrever no prêmio Jabuti.
Entendo, a partir de uma breve leitura que caso o material for publicado em 2025 seria aplicável para o prêmio 2026.
Minha dúvida, neste momento é sobre IA. Também concordo que um material de qualidade não deve ter interferência de ferramentas como essas que temos hoje. Por isso mantive todos os registros do meu progresso até o momento em uma plataforma aberta (GitHub).
Enfim, uma dúvida específica é sobre um caso de citação de bloco. Existem uns 3 trechos no livro onde a IA escreveu um bloco de texto, como parte de uma narrativa, mas justamente para ser apresentado como exemplo de coisas que a IA pode fazer para nós (humanos) e como exemplo onde a ferramenta causaria interferência no processo criativo do humano. Para ser mais específico, considere abaixo:
"Neste caso, o empreendedor e sócio do restaurante, decidiu utilizar da sua amiga IA para criar o menu:
"Bloco de citação gerado por ChatGPT.Bloco de citação gerado por ChatGPT.Bloco de citação gerado por ChatGPT.Bloco de citação gerado por ChatGPT.Bloco de citação gerado por ChatGPT.Bloco de citação gerado por ChatGPT.Bloco de citação gerado por ChatGPT."
"
Em outras palavras, neste caso não seria um volume significante em termos do número de páginas total. Mas é um conteúdo pertinente. É lógico que eu poderia, como autor, simular isso, criar eu mesmo como se eu fosse a IA, porque são textos criativos.
De qualquer forma gostaria de saber se a equipe do Jabuti tem uma definição clara sobre esses casos. Até porque materiais de qualidade estarão mais e mais fazendo referências para a IA em uso, logicamente, em perspectiva. Eu diria que no meu caso, de 200 páginas, podemos dizer que este material que trabalho tem trechos de IA nesta modalidade não passando de um total de 2 páginas.
Atenciosamente,
Marcio S Galli